sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Cenário 17/01/2020

A saída do Reino Unido da União Europeia e a chance de atender a empresas e clientes ricos fazem os bancos brasileiros reforçarem sua presença em Portugal. O Itaú Unibanco vai inaugurar um novo escritório no país neste mês, enquanto o BTG Pactual recebeu o aval do regulador local. A XP Investimentos e o Bradesco também rondam o mercado português.

O total de brasileiros vivendo em Portugal cresce há anos, mas essa tendência se intensificou em 2019. A população brasileira residente no país cresceu 43% no ano passado, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras divulgados pelo jornal Público. A comunidade brasileira é de 151 mil pessoas - mas o número real é maior, já que o dado não conta brasileiros que têm passaporte europeu.

Além de seguir o rastro do dinheiro, os bancos brasileiros também miram Portugal pela facilidade do idioma e pelo mercado de crédito, estimulado pela taxa de juros na zona do euro. Hoje, a taxa de depósito do Banco Central Europeu (BCE) é de -0,5%, enquanto a de refinanciamento está em zero. Ambas valem para toda a zona do euro. No Brasil, a taxa básica de juros está hoje em 4,5% ao ano.

O crescimento econômico da China, que desacelerou durante a maior parte do ano passado, manteve-se firme no trimestre final em meio à atenuação de tensões comerciais com os Estados Unidos, o que o Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático a uma expansão de 6,1% no ano cheio de 2019, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas chinês.

Ainda assim, foi o ritmo de crescimento mais lento em quase três décadas e uma desaceleração em relação ao avanço de 6,6% registrado em 2018.

Contabilizando-se apenas o quarto trimestre, o PIB chinês cresceu 6,0% na comparação anual, repetindo a expansão do terceiro trimestre, mas abaixo da projeção de analistas consultados pelo Wall Street Journal, de avanço de 6,1%.

A produção industrial da China avançou 6,9% na comparação anual de dezembro, acelerando de um aumento de 6,2% em novembro, disse nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS).

O avanço de dezembro superou a mediana das projeções de 15 analistas consultados pelo Wall Street Journal, de alta de 5,9%.

Já as vendas no varejo saltaram 8,0% no mês passado em relação a dezembro de 2018, repetindo o aumento de 8,0% de novembro e batendo as projeções de crescimento de 7,8%.

Os investimentos em ativos fixos nas áreas urbanas da China, por sua vez, avançaram 5,4% no ano cheio de 2019. O crescimento deste indicador da atividade de construção acompanhado de perto superou a alta anual de 5,2% registrada no período de janeiro a novembro e as projeções de economistas.

A Rio Tinto embarcou 327,4 milhões de toneladas de minério de ferro de seus poços na região de Pilbara, no noroeste da Austrália, no ano passado, uma queda de 3% em relação a 2018. Em 2020, a mineradora disse esperar embarques entre 330 e 343 milhões de toneladas.

Considerando somente o quarto trimestre de 2019, a Rio Tinto informou produção de 86,8 milhões de toneladas de minério de ferro na região de Pilbara, que equivale a 3% de queda em relação ao mesmo período de 2018.

A Rio Tinto se beneficiou dos altos preços do minério de ferro no ano passado, mas enfrentou problemas operacionais e relacionados ao clima. 

O Fórum Econômico Mundial de Davos tem todos os ingredientes para tornar a passagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recheada de polêmicas. O principal "climão" deve ser causado exatamente por conta do clima. Afinal, o americano deve esbarrar em algum momento com a ativista sueca Greta Thunberg, com quem disputou o título de personalidade do ano da revista Time e acabou perdendo. Os dois já se confrontaram durante a reunião da ONU, no ano passado, e depois protagonizaram um bate-boca pelas redes sociais. Depois, não se encontraram mais. Chamada de "pirralha" um dia antes da publicação da Time pelo presidente Jair Bolsonaro, a garota, que acabou de completar 17 anos, deve ser uma das estrelas do evento este ano.

Os bons ventos vindos da China devem manter o IBOV em território positivo nessa sexta-feira.

Temos um mundo verde no exterior.

O primeiro ponto-chave é 117.705, cabeça de um possível pivot de alta, capaz de impulsionar o benchmark até a máxima histórica, se for rompido, onde teríamos uma verdadeira guerra entre ursos e touros.

Ademais, a simetria em "V" continua válida.


Um ótimo pregão.

Bons negócios!

Excelente final de semana!

Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário