segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Cenário 13/01/2020

A produção industrial do Reino Unido caiu 1,2% em novembro de 2019 ante outubro, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade na produção.

Na comparação anual, a indústria britânica reduziu sua produção em 1,6% em novembro. Neste caso, a projeção do mercado era de recuo menor, de 1,2%.

Apenas a produção manufatureira do Reino Unido sofreu queda de 1,7% em novembro ante o mês anterior e registrou declínio de 2% no confronto anual. 

Nelson Tanure, que até o ano passado era o segundo maior acionista da portuguesa Pharol, um dos controladores da Oi, não tem mais uma ação sequer da holding.
Com uma foto de índios usando celulares na reserva de Tekohaw para ilustrar o texto, uma reportagem publicada hoje pelo jornal britânico Financial Times avalia que o adiamento do leilão de 5G no Brasil é um revés tecnológico e de receitas para o País. No entanto, o atraso pode ajudar Brasília a evitar um impasse com os Estados Unidos sobre o papel que o grupo chinês de telecomunicações Huawei deve desempenhar. O Brasil é um dos países que enfrentaram pressão americana para excluir a empresa dos planos, alegando que ela usa sua tecnologia para espionar em nome de Pequim.

O minério de ferro negociado no porto de Qingdao, na China, fechou em alta de 2,14% nesta segunda-feira, cotado a US$ 95,93 a tonelada.

Os economistas do mercado financeiro alteraram a previsão para o IPCA - o índice oficial de preços - em 2020. O Relatório de Mercado Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, mostra que a mediana para o IPCA neste ano foi de alta de 3,60% para 3,58%. Há um mês, estava em 3,60%. A projeção para o índice em 2021 seguiu em 3,75%. Quatro semanas atrás, estava no mesmo patamar.

O Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central (BC), mostrou que a mediana das projeções do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de 2020 passou de 4,24% para 4,36%. Há um mês, estava em 4,17%. No caso de 2021, o IGP-M projetado seguiu em alta de 4,00%, igual a quatro semanas antes.

Calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os Índices Gerais de Preços (IGPs) são bastante afetados pelo desempenho do câmbio e pelos produtos de atacado, em especial os agrícolas.

A Moody´s deve elevar o rating de Portugal na próxima sexta-feira, 17, na avaliação de economistas do Citigroup. A agência de classificação de risco já havia afirmado que a contínua consolidação fiscal do país europeu e o desempenho de seu crescimento são condições para uma atualização. Hoje, a Moody´s classifica Portugal em BAA3, com perspectiva positiva. 

O gráfico diário do IBOV mostra um recuo até a média móvel de 21 períodos, que não foi tocada por muito pouco, pouco mesmo, como diria o poeta.

O fato de trabalhar acima de 115.600 é positivo, sendo esse a mínima do dia 30/12.

Para que tenhamos o algo novo, precisamos ter a minima e máxima da sessão mais altas que a anterior.


Um ótimo pregão.

Tenha uma semana.

Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário