quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cenário 08/01/2020

A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM informou nesta quarta-feira que decidiu suspender todos os voos em espaço aéreo de Irã e Iraque, como medida preventiva.

A decisão veio após o Irã lançar um ataque com mísseis contra bases aéreas utilizadas por tropas americanas no Iraque ontem à noite, em retaliação a um bombardeio dos EUA que matou o principal líder do Irã, no fim da semana passada.

O índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, subiu de 101,2 em novembro para 101,5 em dezembro, segundo dados publicados hoje pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia. O resultado do mês passado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. O dado de novembro foi ligeiramente revisado para baixo, de 101,3 no cálculo original.

Apenas a confiança do consumidor recuou de -7,2 em novembro para -8,1 em dezembro, confirmando estimativa prévia e em linha com a previsão de analistas, e a da indústria diminuiu de -9,1 para -9,3 no mesmo período, mas a de serviços subiu de +9,2 para +11,4.

Já o índice de clima das empresas do bloco europeu apresentou piora, ao cair de -0,21 em novembro para -0,25 em dezembro.

O Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines que caiu nesta quarta-feira perto de Teerã, minutos depois de decolar do principal aeroporto da capital do Irã, tinha 176 pessoas a bordo, incluindo 82 iranianos. Não houve sobreviventes no acidente.

Os passageiros incluíam ainda 63 canadenses, 10 suecos, quatro afegãos, três alemães, três britânicos e dois ucranianos. Já a tripulação era composta por nove ucranianos.

A queda do avião, com três anos de uso e que tinha Kiev como destino, veio horas depois de o Irã lançar um ataque com mísseis contra bases utilizadas por tropas americanas no Iraque. Autoridades ucranianas e iranianas, contudo, dizem suspeitar que o acidente foi causado por problemas mecânicos.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,57% na primeira quadrissemana de janeiro, 0,20 ponto porcentual abaixo da taxa registrada na divulgação anterior (0,77%), informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Nesta divulgação, quatro das oito classes de despesa mostraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para baixo partiu do grupo de Alimentação (2,56% para 2,30%), por causa da desaceleração das carnes bovinas (16,56% para 11,07%).

Também tiveram decréscimo nas taxas Educação, Leitura e Recreação (0,09% para -0,30%), puxada por passagem aérea (-1,93% para -9,01%); Despesas Diversas (1,64% para 0,39%), com desaceleração do jogo lotérico (10,21% para 2,85%); e Transportes (1,17% para 1,16%), por causa da tarifa de táxi (9,31% para 6,0%).

Em contrapartida, três grupos mostraram alta nas taxas: Vestuário (0,36% para 0,62%), puxado pela inflação de roupas (0,50% para 0,67%); Comunicação (0,16% para 0,24%), devido ao comportamento da mensalidade para TV por assinatura (-0,35% para 0,28%); e Saúde e Cuidados Pessoais (0,36% para 0,38%), com artigos de higiene e cuidado pessoal (0,64% para 0,73%).

Já o grupo de Habitação repetiu a taxa de -0,76% registrada na apuração anterior. As principais influências partiram da tarifa de eletricidade residencial (-5,32% para -4,08%) e do desinfetante (1,70% para -0,09%).

A Caixa Seguridade Participações confirmou que seu controlador, a Caixa Econômica Federal, aprovou por meio do seu conselho diretor a formação e contratação de sindicato de bancos para avaliar uma potencial oferta pública de ações, segundo fato relevante divulgado há pouco e antecipado ontem pela Coluna do Broadcast.

A Caixa não informou os nomes dos bancos. Ontem, a Coluna do Broadcast revelou que se tratam do Morgan Stanley, Credit Suisse, Bank of America, Itaú BBA, BTG Pactual, Bradesco BBI, Banco do Brasil, Santander, Brasil Plural, além da própria Caixa. A oferta é estimado em R$ 15 bilhões.

O minério de ferro negociado no porto de Qingdao, na China, fechou em alta de 1,17% nesta quarta-feira, cotado a US$ 96,22 a tonelada.

O setor privado dos Estados Unidos criou 202 mil empregos em dezembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP. O resultado veio bem acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 150 mil postos de trabalho no mês passado.

A ADP também revisou a geração de vagas em novembro para cima, de 67 mil para 124 mil.

A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de empregos (o chamado "payroll") dos EUA, que inclui dados do setor público e será divulgado nesta sexta-feira (10).
O gráfico diário do IBOV mostra o preço pressionando a linha de tendência de alta, riscada em azul na imagem, região nevrálgica, uma espécie de trincheira entre a compra e a venda nesse estágio da escalada.

Vale destacar que o mercado não consegue negociar muito tempo acima da média móvel de 5 períodos, um outro ponto de referência de suma importância.

Enquanto isso, a média móvel de 21 períodos reduz a sua distância expressiva em relação ao patamar atual.

A palavra de ordem deverá ser: volatilidade.


Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário