quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Cenário 03/10/2019

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores de serviços e industrial, caiu de 51,7 em agosto para 48,5 em setembro, ficando abaixo da marca de 50 - que indica contração de atividade - pela primeira vez desde abril de 2013, segundo pesquisa final divulgada hoje pela IHS Markit.

Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 54,8 em agosto para 51,4 em setembro, atingindo o menor nível em três anos e indicando expansão mais moderada. Neste caso, o resultado ficou abaixo da leitura prévia do mês passado e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 52,5 em ambos os casos.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apresentou há instantes ao Parlamento britânico o "protocolo" que o seu governo propôs à União Europeia (UE) para, se for incluído no acordo de retirada do Brexit, servir como mecanismo emergencial para a hipótese de a relação futura entre as duas partes não estar toda em vigor ao fim do período de transição previsto no acordo. No entanto, alegou que, se Bruxelas não mostrar disposição para negociar com base no que ele chamou de concessões de Londres, o Reino Unido deixará o bloco sem acordo em 31 de outubro.

Questionado pelo líder da oposição e do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, se obedeceria ou não a lei que o obriga a, se não houver acordo nem o aval do Legislativo para uma saída sem acordo, pedir um adiamento de três meses do Brexit à UE, Johnson desconversou.

Por meio de uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e uma nota explicativa, o premiê britânico apresentou ontem a proposta de, com o protocolo emergencial, criar uma zona regulatória de bens, inclusive agrícolas, em toda a ilha da Irlanda.

Segundo os documentos, a zona regulatória cobriria todos os bens e eliminaria todas as verificações regulatórias no comércio de bens entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, "ao assegurar que as regulações de bens na Irlanda do Norte são as mesmas que no resto da UE", alinhando este país ao bloco.

Os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiram 4 mil na semana até 28 de setembro, para 219 mil, mas se mantiveram perto de mínimas históricas, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pelo Departamento do Trabalho americano. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam 215 mil solicitações.

O número de pedidos da semana anterior foi ligeiramente revisado para cima, de 213 mil para 215 mil.

A média móvel em quatro semanas, que mostra a tendência ao longo do último período de um mês, ficou inalterado em 212,5 mil pedidos na semana passada.

Já o número total de americanos registrados para auxílio-desemprego, indicador conhecido como pedidos continuados, recuou 5 mil, para 1,651 milhão, na semana encerrada em 21 de setembro. Esse dado é revelado com uma semana de atraso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a continuidade do julgamento sobre o alcance da decisão que abre brecha para a anulação de sentenças da Operação Lava Jato. A Corte retomaria o trabalho na quinta-feira, 3. A análise, no entanto, foi postergada por causa da ausência de ministros, que tinham viagens marcadas. A nova data ainda será definida.

Por 8 a 3, os ministros entenderam que devem analisar uma proposta do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que define critérios para aplicar o entendimento de que os réus delatados têm o direito de falar por último nas ações penais em que também há réus delatores (aqueles que firmaram acordo de colaboração premiada).

Pela proposta de Toffoli, a condenação dos réus pode ser anulada nos casos em que o delatado (alvo de acusação) pediu à Justiça para falar por último, mas teve a solicitação negada em primeira instância, reiterou o pedido em instâncias superiores e comprovou, dessa forma, o prejuízo à defesa.

Caso seja aprovada pelo plenário do Supremo sem alterações, a proposta de Toffoli abre caminho para derrubar a condenação de Lula no sítio de Atibaia, mas não no triplex do Guarujá. Isso porque nesse último caso, não havia réus com acordo de colaboração premiada homologado pela Justiça na época da condenação do petista na Justiça Federal de Curitiba.

O gráfico diário do IBOV mostra uma barra de grandes proporções e amplitude.

Ainda não está claro se temos uma barra elefante ou de exaustão, o que poderia fazer toda a diferença nos desdobramentos de curto prazo.

Assim sendo, a sessão de hoje será nevrálgica e essencial.

Olho vivo se o benchmark volta a operar dentro das bandas de bollinger e acima de 101.470.


Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário