sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Cenário 23/08/2019

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, mas registraram variações modestas num dia em que a cautela prevaleceu antes de um aguardado discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell.

Powell fala a partir das 11h (de Brasília), durante simpósio anual do Fed em Jackson Hole, no Estado americano de Wyoming. Embora o Fed tenha cortado juros no fim de julho, o que não fazia desde a crise financeira mundial de 2008, existem dúvidas sobre a disposição do BC dos EUA de continuar relaxando sua política monetária nos próximos meses.

Em ata publicada na quarta-feira (21), o Fed reiterou que o corte do mês passado foi um "ajuste de meio de ciclo", sugerindo que poderá não haver mais reduções das taxas. Analistas, porém, acreditam que Powell manterá na mesa a possibilidade de mais cortes, ainda que tenda a adotar tom cauteloso.

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer severas críticas ao Fed e a Powell, defendendo que o BC americano corte juros de forma mais agressiva para impulsionar o crescimento econômico.

O discurso de Powell vem num momento de incertezas sobre a saúde da economia global, em meio à disputa comercial entre EUA e China e tumultos políticos em Hong Kong, na Itália e no Reino Unido.

O índice Nikkei subiu 0,40% hoje em Tóquio, a 20.710,91 pontos, mas o volume de negócios no mercado japonês nesta semana foi um dos mais fracos em 2019, à medida que apenas 4,61 bilhões de ações mudaram de mãos.

Na China, o índice Xangai subiu 0,49%, a 2.897,43 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto ficou praticamente estável, com baixa marginal de 0,01%, a 1.578,70 pontos.

O presidente Jair Bolsonaro indicou três nomes para conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As indicações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira e ocorrem depois que foram retirados de tramitação outros dois nomes a pedido de senadores, em um momento em que os parlamentares devem avaliar a eventual indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) para embaixador nos Estados Unidos. Foram indicados nesta sexta-feira para conselheiros do órgão: Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann, Luiz Henrique Bertolino Braido e Sérgio Costa Ravagnani.

Responsável pela análise de fusões de empresas e pelo julgamento de infrações como a prática de cartéis, o Cade está com quatro cadeiras de seu tribunal vagas e não tem quórum para realizar sessões de julgamento.

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,2 pontos na passagem de julho para agosto, o terceiro avanço consecutivo, alcançando 98,7 pontos, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No índice de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,4 pontos em agosto, após uma sequência de cinco meses de quedas.

Em agosto, houve melhora na confiança em 10 dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 7,1 pontos, para 95,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,8 ponto, para 101,8 pontos.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta, 23, a 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, para apurar crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados na planilha 'Programa Especial Italiano' gerida pela Odebrecht.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo(SP) e Rio de Janeiro (RJ).

As medidas foram autorizadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Segundo a PF, a investigação trata de fatos de diferentes inquéritos policiais e foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antônio Palocci.

A corporação indicou que a ação visa identificar beneficiários da planilha 'Programa Especial Italiano' e apurar como se davam as entregas de valores ilícitos a autoridades.

Além disso, de acordo com a PF, a operação tem o objetivo de 'esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no continente africano'.

De acordo com a corporação, os supostos crimes podem ter causado prejuízo de ao menos US$ 1,5 bilhão, o que equivaleria a cerca de R$ 6 bilhões de reais hoje.

O nome da operação, Pentiti, significa 'arrependidos', segundo a PF, e faria referência 'a termo empregado na Itália para designar pessoas que integraram organizações criminosas e, após suas prisões, decidiram se arrepender e colaborar com as autoridades para o avanço das investigações'. 

O IBOV fechou em queda na última sessão, após a euforia com as privatizações na quarta-feira.

Sentiu a média móvel de 21 períodos como resistência e cedeu em seguida, marcado por ali a máxima da sessão.

Perdeu os 100.950, eixo de um "W" como suporte, não anulando totalmente mas enfraquecendo muito a figura.

Deve abrir em baixa, testando 99.630 ou algum ponto logo abaixo como suporte.

Caso marque um fundo por aí, deixando sombra inferior, poderá haver a formação de uma simetria favorável à compra.

Bons negócios!


Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário