sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

IBOV luta para manter os 97 mil


Bom dia, investidor!

IBOV faz candle longo, rompimento falso, e desenha topo >>> LEIA MAIS >>>

Clique para ampliar

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira, reagindo a sinais de avanços nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China mas também a um novo indicador negativo que reforçou a tendência de desaceleração da economia chinesa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse ontem no Salão Oval que espera fechar um acordo comercial com a China antes da data final de 1º de março. O comentário de Trump veio depois que autoridades dos dois países concluíram dois dias de negociações comerciais em Washington.

Ambos os lados disseram ter feito progresso nas conversas e, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o Secretário do Tesouro norte-americano, Steve Mnuchin, deverão viajar para a China em meados deste mês para retomar as discussões.

Há relatos também de que Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, deverão se reunir no fim de fevereiro. No Twitter, Trump alertou ontem que um acordo comercial final dependerá de um encontro que ele terá "no futuro próximo" com Xi.

As bolsas da China tiveram ganhos significativos hoje, uma vez que investidores também se esforçaram para ficar bem posicionados antes do feriado do ano-novo lunar, que manterá os mercados locais fechados na próxima semana. O Xangai Composto subiu 1,30%, a 2.618,23 pontos, enquanto o Shenzhen Composto teve desempenho ainda melhor, garantindo alta de 2,77%, a 1.309,99 pontos. Ao longo da semana, o Xangai teve valorização de 0,8%, mas o Shenzhen caiu 0,8%.

Apesar do otimismo com a perspectiva comercial, dados macroeconômicos chineses continuam decepcionando. O chamado índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China caiu de 49,7 em dezembro para 48,3 em janeiro, mostrando uma contração ainda mais acentuada na manufatura, segundo pesquisa da IHS Markit com a Caixin Media. Analistas consultados pela Trading Economics previam aumento do PMI a 50, o que indicaria estabilidade na atividade industrial chinesa.

Em outras partes da Ásia, o índice japonês Nikkei teve alta marginal de 0,07% em Tóquio, a 20.788,39 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,06% em Seul, a 2.203,46 pontos, e o Hang Seng caiu 0,04% em Hong Kong, a 27.930,74 pontos. A bolsa de Taiwan não opera desde ontem, já antecipando o feriado do ano-novo chinês.

A produção industrial subiu 0,2% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, divulgou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, calculada em -0,1%, e dentro do intervalo das previsões, que iam desde uma queda de 1,6% a alta de 0,7%.

Em relação a dezembro de 2017, a produção caiu 3,6%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de um recuo de 4,9% a 2,9%, com mediana negativa de 4,1%.

No ano de 2018, a indústria teve alta de 1,1%, que coincidiu com a mediana das expectativas. O intervalo das projeções do mercado ia de 1,0% a 1,7% de expansão. 

Hoje tem início do ano legislativo, com solenidades de posse de deputados e senadores pela manhã e eleição de presidentes da Câmara e Senado, no final da tarde. 

Nos cenário internacional, as atenções se concentram no relatório de empregos "payroll" (11h30).

Por sete votos a cinco, a bancada do MDB resolveu indicar ontem o senador Renan Calheiros (MDB-AL), em vez da senadora Simone Tebet (MDB-MS), para disputar a presidência do Senado pelo partido nesta sexta-feira (1º), quando acontecerá a eleição na Casa. Com o resultado, Renan pode ser eleito presidente do Senado pela quinta vez. Ele é considerado um nome hostil ao governo Jair Bolsonaro, apesar de ter feito sinalizações de aproximação nos últimos dias.

A decisão saiu após mais de três de horas de reunião e foi marcada por um encontro tenso. Logo após os debates, os 12 parlamentares da bancada presentes sugeriram que Renan e Simone tentassem se entender para que o partido não precisasse deliberar sobre o assunto. Simone se recusou a conversar separadamente com o colega alagoano sob a justificativa de que eles já tinham discutido o assunto em outras oportunidades. Por conta disso, os senadores tiveram que votar, sendo que a maioria deles optou por usar uma cédula para o voto secreto.

A eleição para as presidências da Câmara e do Senado hoje é considerada pela equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro o começo do jogo para abrir caminho a uma articulação mais direta com as lideranças do Congresso para aparar as divergências que ainda existem em torno de pontos mais polêmicos da proposta de reforma da Previdência.

O gráfico diário do IBOV tem algo novo, sendo o desenho de um candle com sombra superior e um rompimento falso de 97.940.

Trata-se de um estrela cadente, com potencial de trazer os preços até 96.395 ou mesmo um pouco abaixo desse patamar, dentro de dois os três dias, quem sabe antes...




Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan

Diretor da TopTraders


contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário