quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

O carnaval dos negócios


Bom dia investidor!

Bovespa registra maior volume da história

As bolsas asiáticas mostraram uma sólida recuperação no começo dos negócios desta quarta-feira, incentivadas pelo forte desempenho dos mercados acionários de Nova York ontem, mas acabaram perdendo vigor ao longo do pregão, com algumas conseguindo se manter no azul e outras ampliando perdas recentes.

Ontem, as ações em Wall Street se recuperaram com força, apagando parte das perdas que sofreram no tombo histórico de segunda-feira. Apenas o índice Dow Jones saltou 567 pontos (2,33%) na terça, depois de despencar mais de 1.100 pontos na véspera.

O Nikkei, que havia caído 4,73% em Tóquio ontem, chegou a subir 3,4% nos negócios da manhã (pelo horário local) de hoje. O índice japonês, porém, acabou encerrando o pregão com leve alta de 0,16%, a 21.645,37 pontos.

A China, por sua vez, voltou ao foco em meio a "preocupações sobre a falta de liquidez", segundo Daniel So, estrategista da CMB International Securities em Hong Kong. O PBoC, como é conhecido o banco central chinês, não agiu nos mercados monetários pelo 10º dia consecutivo nesta quarta.

O Xangai Composto caiu 1,82% hoje, a 3.309,26 pontos, revertendo ganhos de 1,5% do início da sessão, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,68%, a 1.714,39 pontos, renovando mínima em quase dois anos.

Os conservadores ligados à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegaram nesta quarta-feira a um acordo para formar uma nova coalizão de governo com o principal partido de centro-esquerda do país, o Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), após uma sessão final de negociações que se arrastou por 24 horas. A informação foi divulgada pela agência de notícias local DPA e confirmada por outros meios.

A partir de fontes não identificadas do partido, a agência reportou que a União Democrata Cristã (CDU), de Merkel, seu partido aliado na Baviera, a União Social Cristã (CSU) e o SPD acertaram os detalhes finais do acordo, após conseguirem decidir quais ministérios devem caber a quem. Segundo a DPA, os social-democratas comandarão as pastas das Relações Exteriores, do Trabalho e das Finanças. O Ministério das Finanças era detido pela CDU nos últimos oito anos.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, irá depor no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 28 de fevereiro, de acordo com a comissão.

Powell também irá depor no Comitê Bancário do Senado no dia seguinte, 1º de março, de acordo com um porta-voz da comissão.

Os depoimentos foram marcados uma semana após a divulgação da ata da reunião de política monetária do Fed realizada em janeiro, quando os dirigentes votaram para manter a taxa dos Fed funds inalterada na faixa entre 1,25% e 1,50%. 

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma medida orçamentária paliativa ontem (terça-feira) que estende o financiamento ao governo de Donald Trump até 23 de março. O projeto prevê gastos maiores com defesa, que seguiria operando sem chances de interrupção até setembro.

A medida, agora, será encaminhada para o Senado, mas não se espera uma aprovação na Casa. Espera-se que os senadores reescrevam o projeto para eliminar os maiores gastos com defesa. Os líderes do Senado esperam selar um acordo para adicionar quase US$ 300 bilhões ao orçamento do Pentágono e de agências nacionais enquanto negociam um acordo sobre o sistema imigratório dos EUA.

Democratas e republicanos já afirmaram que não desejam repetir a paralisação do governo vista no mês passado. No entanto, o presidente americano, Donald Trump, levantou essa possibilidade nesta terça-feira, ao dizer que adoraria ver uma paralisação do governo se seu governo não pudesse cuidar da questão imigratória. Fonte: Associated Press.

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence disse nesta terça-feira que ainda vai avaliar a estratégia para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas adiantou que não é seu estilo ser agressivo. Criminalista, considerado um dos maiores especialistas em processo penal do Brasil, Sepúlveda disse ainda que a situação do petista é uma perseguição. "É pior, a maior (perseguição) desde Getúlio Vargas", afirmou.

Convidado pelo advogado Cristiano Zanin Martins, responsável até aqui pela defesa de Lula, Sepúlveda disse que ainda vai conhecer o processo e combinar "com os companheiros" o que pode mudar na defesa.

Ao ser comparado com Zanin e questionado se adotará também uma linha mais agressiva, Sepúlveda rebateu: "não é meu estilo". O ex-ministro minimizou o fato de que ele vai comandar a estratégia e disse que ela será combinada com os outros advogados.

O presidente Michel Temer disse, em entrevista à Band exibida ontem, 6, que o governo pode ceder em dois pontos para ajustar a proposta de reforma da Previdência e conseguir os 308 votos necessários na Câmara dos Deputados.

Temer admitiu que pode ceder no limite de acúmulo de benefícios. "Se lá decidirem que o acúmulo da pensão não será até dois salários mínimos, como está no projeto (...) e chegar-se à conclusão que deve ser o teto da Previdência Social, de R$ 5.645, eu penso que, por força do diálogo, se poderá eventualmente chegar a isso, não é?", declarou.

O presidente também deixou aberta a possibilidade de uma regra de transição para os servidores públicos que começaram a trabalhar antes de 2003. Na entrevista, Temer declarou que o governo e o Congresso estão abertos ao diálogo. As mudanças citadas por Temer já foram admitidas pelo relator da proposta na Câmara, Arthur Maia (PPS-BA), que deve apresentar uma nova versão do texto nesta quarta-feira, 7.

O gráfico diário do Ibovespa marcou um dos maiores volumes de sua história no pregão de ontem, respeitando a linha de retorno traçada na imagem e a média móvel de 21 períodos como suportes.

Na minha visão o divisor de águas entre a compra e a venda será o eixo de M (topo duplo) em 83.800.

Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan

Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário