segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Semana curta e decisiva


Bom dia investidor!

A Bolsa de Tóquio garantiu alta marginal nos últimos minutos do pregão desta segunda-feira, num dia de poucos negócios em meio à paralisação do governo dos EUA e o início da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ). O índice Nikkei subiu apenas 0,03% hoje, a 23.816,33 pontos.

A liquidez no mercado japonês foi a segunda mais fraca deste ano, envolvendo a troca de apenas 1,3 bilhão de ações.

O banco suíço UBS divulgou hoje que teve prejuízo líquido de 2,22 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 2,3 bilhões) no quarto trimestre de 2017, revertendo o lucro de 636 milhões de francos obtido em igual período do ano anterior. O resultado negativo foi atribuído a custos extraordinários de 2,9 bilhões de francos suíços relacionados à reforma tributária dos EUA, aprovada em dezembro.

Senadores fracassaram na noite de ontem, 21, na tentativa de encerrar a paralisação da máquina pública federal nos Estados Unidos, iniciada na madrugada da véspera. Com isso, o chamado "shutdown" do governo entra em seu primeiro dia útil nesta segunda-feira, 22.

Havia a expectativa de que o Senado votasse ao meio-dia desta segunda-feira uma medida que proveria fundos para o governo se manter até o dia 8 de fevereiro, mas não está claro se haverá apoio suficiente para sua aprovação.

Um grupo de senadores de centro dos dois partidos participaram de negociações durante o domingo, com o objetivo de achar uma saída para o impasse e evitar que a paralisação da máquina se entendesse para os dias úteis.

Não houve, no entanto, consenso entre eles, especialmente sobre o tema da imigração - um ponto de discórdia que ajudou a criar o impasse que levou ao "shutdown"

Responsável pela articulação política do governo para conseguir apoio da Câmara dos Deputados à reforma da Previdência, o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, descartou a possibilidade de um novo adiamento da votação da proposta, atualmente prevista para começar no dia 19 de fevereiro. "Não existe essa hipótese", disse Marun, em entrevista ao Broadcast.

Com a declaração, Marun indica que o governo vai para o "tudo ou nada" na tentativa de aprovar o projeto. Ou seja, se não houver os 308 votos necessários a favor das mudanças na Previdência até o dia 19 de fevereiro, é improvável que novos esforços sejam empreendidos pelo presidente Michel Temer para que a reforma passe em 2018.

Na semana em que o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) julga o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso que ficou conhecido como o tríplex do Guarujá, o presidente da República, Michel Temer, inicia a segunda-feira, 22, amargando mais uma derrota. Em decisão divulgada nesta madrugada, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no ministério do Trabalho, prevista para ocorrer às 9h de hoje.

A parlamentar, filha do delator do Mensalão e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, tem sua indicação contestada por ter em seu currículo reclamações e condenações trabalhistas.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "positiva do ponto de vista político e eleitoral", por ser mais uma opção à escolha da população. O ministro ressaltou, porém, que a questão judicial é "outra coisa".

Lula foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava Jato e terá recurso julgado na quarta-feira, 24, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Pela Lei da Ficha Limpa, condenados em segunda instância ficam inelegíveis.


O Ibovespa inicia a semana distante da média de 21 períodos, com os dois últimos candles indicando maior equilíbrio entre ursos e touros.

Naturalmente, a tendência é francamente altista, porém historicamente o mercado costuma passar por correções, que até mesmo servem para atrair "novos" compradores e fortalecer o movimento.

Essa semana temos drivers importantes, com um dia a menos de pregão.

A volatilidade está no ar.


Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan

Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário