terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Ibovespa em ponto decisivo


Bom dia investidor!

Alta tíbia do IBOV gera incerteza >>> LEIA MAIS >>>

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China subiu para 51,9 em novembro, de 51,2 em outubro, segundo pesquisa divulgada pela IHS Markit em parceria com a Caixin Media.

A leitura acima da marca de 50 indica expansão de atividade, enquanto um número abaixo disso representa contração.

Já o PMI composto chinês, que engloba indústria e serviços, subiu para 51,6 em novembro, de 51 em outubro. 

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa pelo segundo pregão seguido nesta terça-feira, pressionada por ações de tecnologia e preocupações geopolíticas. O índice Nikkei caiu 0,37% hoje na capital japonesa, a 22.622,38 pontos.

Grandes empresas de tecnologia dos EUA, como Microsoft, Amazon.com e Facebook, tiveram fortes perdas ontem nos mercados de Nova York, prejudicando ações do setor no Japão e em outras partes da Ásia.

Também pesaram em Tóquio relatos de que o governo japonês irá ampliar sua tecnologia antimísseis em resposta às ameaças da Coreia do Norte, segundo analistas. 

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu para 57,3 em novembro, de 56,6 em outubro, segundo dados finais publicados hoje pela IHS Markit.

Apenas o PMI de serviços da maior economia da zona do euro, no entanto, recuou para 54,3 em novembro, de 54,7 em outubro, atingindo o menor nível em três meses. O resultado decepcionou analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam avanço do indicador a 54,9.

O desembargador João Pedro Gebran Neto concluiu seu voto no recurso apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) após a condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

O trâmite no tribunal da apelação ajuizada pela defesa do petista indica que o julgamento na segunda instância deverá ocorrer antes do início da campanha presidencial, possivelmente ainda no primeiro semestre de 2018.

Pré-candidato ao Planalto, Lula lidera as pesquisas de intenção de voto. Ele foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro - titular da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba - a 9 anos e 6 meses por corrupção e lavagem de dinheiro. Caso o TRF-4 confirme a condenação, o líder petista poderá ficar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

Enquanto a maior parte dos parlamentares do Congresso Nacional foge de temas polêmicos que podem colocar em risco suas reeleições, o deputado tucano Rogério Marinho (PSDB-RN) age diferente e assume as missões do Palácio do Planalto de relatar algumas das alterações legislativas impopulares do presidente Michel Temer. Aos 54 anos, em seu terceiro mandato em Brasília, relatou por exemplo a reforma trabalhista e a revisão dos planos de saúde, cuja fase final de tramitação foi adiada duas vezes.

No momento em que o futuro da relação dos tucanos com o Planalto está sendo discutido, ele defende o apoio da bancada à reforma da Previdência e a formação de uma candidatura única de Centro liderada por Alckmin e apoiada pelo Planalto.

Os futuros de metais da China fecharam em alta significativa nesta terça-feira, ainda sustentados por uma diminuição na oferta.

Em Dalian, os futuros de minério de ferro encerraram os negócios de hoje com alta de 1%, a 535 yuans por tonelada, enquanto em Xangai, o contrato do vergalhão de aço subiu 1,8%, a 4.390 yuans por tonelada.

Analistas, contudo, questionam se a recente tendência positiva dos futuros chineses se manterá.

O Ibovespa teve ontem uma sessão de alta, porém com sombra superior, o que gera desconfiança.

O desafio será manter-se acima de 73.100, para testar a média móvel de 21 períodos, depois 74.000 e finalmente a LTB, que também terá papel de reta pescoço de um ombro-cabeça-ombro-invertido. Clique no gráfico para ampliar.

Bons negócios!


Wagner Caetano, para o Cartezyan

Diretor da TopTraders
contato@TopTraders.Com.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário