terça-feira, 26 de dezembro de 2017

...e tocam os sinos...


Bom dia investidor!

Movimento menor no Japão, feriado na Europa e resistência no IBOV >>> LEIA MAIS >>>

A Bolsa de Tóquio fechou em leve baixa nesta terça-feira, após atingir o maior nível em 26 anos no pregão anterior, em meio a uma acentuada redução da liquidez, típica dos últimos dias de dezembro.

O índice Nikkei caiu 0,20% hoje, a 22.892,69 pontos. Com vários investidores afastados devido aos feriados de fim de ano, o volume de negócios na capital japonesa envolveu a troca de apenas 1,1 bilhão de ações e foi o segundo o menor do ano.

Os futuros de metais da China fecharam em forte baixa nesta terça-feira, em meio a preocupações renovadas de que a demanda desacelere no longo prazo. Embora os cortes que têm sido feitos na capacidade de produção de aço tendam a sustentar os preços, investidores começam a olhar mais adiante e a levar em consideração que a economia chinesa deverá crescer em ritmo mais contido no próximo ano.

Em Dalian, os futuros de minério de ferro tiveram queda de 3,4% hoje, a 494,50 yuans por tonelada, enquanto em Xangai, o contrato do vergalhão de aço caiu 2,4%, a 4.096 yuans por tonelada. 

A agenda de eventos de Europa desta semana traz como destaque o fechamento dos mercados no continente devido ao Feriado de Natal.

Os economistas do mercado financeiro projetam que a Selic (a taxa básica de juros) cairá 0,25 ponto porcentual em fevereiro, de 7,00% para 6,75% ao ano. Neste ponto, o Banco Central encerraria o atual ciclo de cortes de juros. Essas projeções fazem parte do Sistema de Expectativas de Mercado do relatório Focus, divulgado hoje pelo BC.

Os dados do Focus indicam ainda que o mercado espera pela manutenção da Selic em 6,75% ao ano até janeiro de 2019, quando o BC daria início a um novo ciclo, com alta de 0,25 ponto porcentual da taxa básica, para 7,00%. Nova elevação é esperada para fevereiro de 2019, para 7,25%. Depois, a projeção é de alta para 7,50% ao ano em março e para 8,00% em abril. 

A agenda do presidente Michel Temer foi atualizada e ele terá reunião com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, às 11h. Às 15h, o presidente recebe o com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, encontro que já estava previsto.

Temer voltou a Brasília ontem à noite, depois de passar o Natal com a família em São Paulo. O presidente deverá passar o réveillon na reserva Base Naval de Aratu, na Bahia, ou na Restinga da Marambaia, no Rio, ambas administradas pela Marinha do Brasil. 

Clique para ampliar

O gráfico diário do Ibovespa mostra o benchmark inclinado para a compra, com as médias apontando para cima e uma barra elefante desenhada dia 21/12.

Porém não seria uma surpresa uma correção, mesmo que intradiária, na sessão desta terça-feira.

A região logo acima de 75.000 concentra forte resistência.

Pela liquidez típica dessa época do ano, seria mais provável que a mesma, caso confirmada, fosse no tempo, mais tênue e lateral, talvez até o suporte imediato em 74.620.



Bons negócios!


Wagner Caetano, para o Cartezyan

Diretor da TopTraders
contato@TopTraders.Com.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário