sexta-feira, 19 de maio de 2017

O pregão depois do caos

Bom dia investidor!

Ontem tivemos um pregão marcado por problemas dos mais variados.

O áudio de Michel Temer foi apenas um deles.

Analistas despreparados, profissionais de back-office maldosos e desequilibrados, plataformas de gráficos, notícias e home brokers fora do ar.

Pela primeira vez, em 15 anos, perdi meu encanto pelo mercado financeiro.

O cisne negro visto ontem, na minha humilde opinião, jamais ocorrerá de novo, pois foi materializado por uma estúpida conjuntura de fatores que arrasou o capital de muitos investidores.

Ver Cemig abrir caindo quase 50% não é normal, assim como Banco do Brasil caindo 25%.

Clique para ampliar

Lamento não ter um caixa expressivo na ocasião, senão sairia comprando tudo que visse pela frente.

Fui bem claro no informe de ontem, que era o pregão da oportunidade.

Porém oportunidade para quem a corretora não bloqueou, para quem o profissional do risco que está do outro lado para lhe ajudar não zerou na mínima, para quem conseguiu fazer login no home broker.

Escrevo essa mensagem em solidariedade aos que passaram por esses mau-bocados.

Quem está fora do jogo, reúna forças, trabalhe e volte quando estiver pronto.

Para os que estão vivos, seguimos em frente.

Parabéns à JBS, que causou o estrago, comprou dólares na véspera e terá seus sócios preservados de todos os males.


Abaixo o informe como de praxe:

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou hoje que a União Europeia precisa de novos mecanismos para lidar com um Reino Unido fora do bloco, um fato que pode distorcer a competição. Ela comparou o processo de divórcio à negociação de um acordo comercial ao contrário.

Em uma conferência com empresas familiares, a alemã afirmou que haverá um "preço" pela saída do Reino Unido da UE caso o país não aceite a livre circulação dos cidadãos europeus. "Teremos que ver como isso vai ser equilibrado", notou, ecoando comentários feitos no início da semana indicando uma postura mais dura na negociação do Brexit.

As primeiras conversas da separação são esperadas para o próximo mês. Merkel notou que o Reino Unido poderá adotar seus próprios padrões em questões como ambiente e proteção ao consumidor assim que deixar o bloco.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta sexta-feira, beneficiados pela expectativa com a reunião de países produtores e membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), na próxima quinta-feira, que deve decidir sobre uma possível extensão dos cortes anunciados no final do ano passado.

Às 9h30 (de Brasília), o contrato do Brent para julho operava em alta de 50,24 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). No mesmo horário, o WTI para o mesmo mês avançava 1,18%, a US$ 53,13 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

As discussões do dia 25 vão decidir sobre a manutenção, por mais nove meses, do corte de 1,8 milhão e barris, o que faria o acordo valer até o final de março.

A teia da JBS e o poder dos irmãos Joesley e Wesley Batista foram muito além do que foi divulgado até agora.

De acordo com a jornalista Eliane Cantanhêde, vão explodir nesta sexta-feira gravações que atingem mortalmente, pela ordem, os ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e o ex-chanceler José Serra (PSDB).

Quem teve informações sobre o material informa que os tentáculos do grupo JBS não ficam a dever nada aos da Odebrecht, mas com uma diferença: o dono e os executivos da empreiteira decidiram fazer delação premiada depois de presos, já com capacidade limitado de produzir novas provas. Já os irmãos Batista estão há meses gravando seus interlocutores e pautando os monitoramentos da PF.

O presidente Michel Temer se reuniu hoje com pelo menos 14 dos seus 28 ministros e inúmeros parlamentares, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em diferentes audiências, ao longo de todo o dia, no Palácio do Planalto. O Planalto tenta vender a tese de que a gravação divulgada da conversa de Temer com o empresário da JBS, Joesley Batista, "não compromete" o presidente e não apresentou "nenhuma conduta inadequada" dele e que "a montanha pariu um rato".

Depois do pronunciamento, em que avisou que não irá renunciar, Temer ouviu opiniões e tentou reverter a sangria de seu governo em relação à base aliada. Conseguiu segurar o ministro Bruno Araújo, das Cidades, que é do PSDB, mas seus esforços não foram suficientes para segurar Roberto Freire, do PPS.

Eu não tenho certeza absoluta, mas ousaria dizer que tivemos ontem no Ibovespa o maior giro financeiro de todos os tempos, totalizando 20,5 bilhões.

Sabe o principal motivo? Investidores estrangeiros aumentaram de 48.307 para 117.740 o número de contratos no índice futuro.

O gráfico diário mostra rompimento falso de 61.300, o que poderá levar o benchmark a uma forte recuperação no curto prazo.

Bons negócios!




Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@TopTraders.Com.BR

Um comentário:

  1. Foi uma pena mesmo professor.

    Ontem inclusive eu postei para uns amigos que estão achando que o Ibovespa iria mergulhar para os 30.000 pontos, para estes eu falei "O mercado caiu o que não deveria ter caído, hoje foi um maior roubo e oportunismo dos grandes players manipuladores de mercado e a mídia que gerou um Caos totalmente desnecessário. Infelizmente ontem foi o dia que muitos trabalhadores e pais de famílias perderam parte ou todo o capital que detinham no mercado, influenciados pelos oportunistas". Simplesmente vemos que os estrangeiros ontem riram de nós, após encherem o bolso de ativos.

    Infelizmente este é o Brasil e infelizmente temos como pior exemplo CVM, que é branda pra coisas caóticas, mas querem aplicar a sua Intolerância para coisas sem sentido...

    Eu e alguns amigos sentimos sua falta e presença na "Infolixo", que depois de também agitar esta catástrofe entre os sardinhas, agora denomino como "TerrorMoney".

    Um grande abraço do admirador do seu trabalho, que fez mudar a minha visão do mercado. Hoje uso muito das suas visões na minha estratégia e a principais delas é a "Paciência", aprendendo que girar menos é o que me fez ter sucesso nos últimos meses.

    Diego da Silva Araujo
    Analista, Empreendedor e Investidor de bolsa

    ResponderExcluir