segunda-feira, 3 de abril de 2017

Botão de partida para o segundo trimestre


Bom dia investidor!

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China caiu de 51,7 em fevereiro para 51,2 em março, de acordo com pesquisa divulgada pela Caixin Media, em parceria com a IHS Markit.

"Os dados do PMI sinalizaram uma melhoria ainda mais modesta na saúde do setor industrial da China em março. No entanto, o crescimento da produção e as novas encomendas desaceleram desde fevereiro, com novas vendas de exportação aumentando no ritmo mais fraco em três meses", diz a Caixin Media, em relatório.

Para o diretor de análise macroeconômica do CEBM Group, Zhengsheng Zhong, a indústria chinesa ainda cresceu a uma taxa relativamente rápida. "No geral, a economia industrial continuou a melhorar, mas sinais de enfraquecimento começaram a surgir antes do segundo trimestre. A pressão para baixo pode aumentar ainda mais", disse.

Os futuros de cobre operam em baixa nesta manhã, com a liquidez comprometida por um feriado na China e à espera de indicadores e eventos relevantes mais no fim da semana.

Por volta das 9h100 (de Brasília), o cobre para três meses negociado na London Metal Exchange (LME) caía 0,23%, a US$ 5.847,50 por tonelada.

Já na Comex, a divisão de metais da bolsa mercantil de Nova York (Nymex), o cobre para maio recuava 0,34%, a US$ 2,6435 por libra-peso.

Investidores vão ficar atentos ao último relatório de emprego dos EUA, que será divulgado na sexta-feira e tem forte influência nas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Além disso, os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, se reúnem na quinta e sexta-feira em uma propriedade de Trump na Flórida.

A Receita Federal publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) instrução normativa que regulamenta a reabertura do Programa de Repatriação de ativos mantidos ilegalmente por brasileiros no exterior, sancionada semana passada pelo presidente Michel Temer.

O período de adesão começa hoje e termina no dia 31 de julho deste ano. Os contribuintes poderão ingressar no programa preenchendo da Declaração de Regularização Cambial e Tributária (Dercat), já disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) no site da Receita.

Para aderir, o contribuinte precisa fazer o pagamento integral do Imposto de Renda à alíquota de 15% incidente sobre o valor total em real dos recursos que pretende regularizar; e o pagamento integral da multa de regularização em porcentual de 135% do Imposto de Renda pago pelos ativos.

Numa escalada em seu conflito com o Palácio do Planalto, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), usou há pouco as redes sociais para fazer um novo ataque ao governo. Ele afirmou que a sanção da "terceirização irrestrita" e que a "insistência" em promover uma reforma da Previdência "que pune o trabalhador e o Nordeste" mostram que o governo continua "errático". "E quem não ouve erra sozinho."

A dez dias da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em 12 de abril, o IPCA de março no Brasil é destaque local na semana e será conhecido na sexta-feira, mesmo dia do relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll, ambos referentes a março.

Por lá, o interesse é saber se há espaço para mais duas ou três altas de juros neste ano pelo Federal Reserve. Já aqui, o índice de inflação ao consumidor deve confirmar a expectativa de que em doze meses ficará bem perto do centro da meta, de 4,5%, consolidando o caminho para o corte de um ponto da Selic, para 11,25% ao ano.

Em relação à atividade, a produção industrial, na terça-feira, mostrará como o setor se comportou em fevereiro, após os dados frustrantes da pesquisa mensal de serviços e das vendas no varejo, divulgados na semana passada. Na política, começa amanhã o julgamento da ação da chapa Dilma/Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o rito já está definido. Serão quatro sessões, duas na terça-feira, uma na quarta e a última na quinta. O ministro Herman Benjamin dará início aos trabalhos com a leitura do relatório da ação. Um eventual pedido de vista, porém, pode adiar o desfecho do caso.

Resumo da semana passada no IBOVESPA - Clique para ampliar

O gráfico diário do Ibovespa fechou sobre as médias móveis que estão justapostas.

Um provável teste da LTB destacado em vermelho na imagem seria o caminho natural para os preços essa semana, configurando um pull back.

O mercado encontraria essa linha perto de 63.740, fundo formado em fevereiro desse ano.

Bons negócios!

Wagner Caetano
Diretor da TopTraders, para o Cartezyan


Um comentário:

  1. Wagner, boa noite. Você ainda mantém seu otimismo para Embraer, JBS e Brasil Foods para esse ano de 2017?

    ResponderExcluir