terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Tereza May terá de consultar o parlamento sobre o Brexit


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam sem direção única.

China +0,18% e Japão -0,55%.

Velho mundo tem leve alta.

Londres +0,18%; Frankfurt +0,24%; Paris +0,08%.

Petróleo opera de forma lateral em Londres e Nova York.

O minério de ferro subiu 2,5%, fechando cotado a US$ 82,8 a tonelada seca, na China.

A Suprema Corte do Reino Unido decidiu nesta terça-feira que a primeira-ministra, Theresa May, deve consultar o Parlamento antes de iniciar o processo de saída do país da União Europeia (UE), conhecido como Brexit.

Anteriormente, May tinha dito que tal decisão não afetaria seu cronograma e espera-se que ela obtenha o consentimento dos legisladores. No entanto, o Partido Trabalhista, de oposição, disse que poderia complicar o processo através da adição de emendas destinadas a influenciar como o novo relacionamento do Reino Unido com a UE deve seguir.

A postura protecionista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou a aversão ao risco dos mercados ontem, mas ainda persiste nesta terça-feira frustração dos investidores com a falta de detalhamento sobre os estímulos econômicos e investimentos prometidos pelo republicano durante sua campanha.

Enquanto as diretrizes para estimular a economia norte-americana nos próximos anos seguem como um mistério, os mercados tentam uma recuperação e voltam-se nesta manhã à agenda de indicadores.

O destaque é o PMI de janeiro dos EUA, que pode ajudar a calibrar as apostas em relação aos próximos passos do Federal Reserve e seu plano de promover três altas de juros neste ano. Também merece atenção uma reunião de Trump com representantes das principais montadoras instaladas no país, incluindo GM, Fiat Chrysler e Ford.

Nos mercados locais, o exterior deve continuar influenciando os ativos nesta terça-feira, mas o ímpeto dos investidores pode ser limitado pelo feriado municipal em São Paulo, amanhã.

Internamente, os investidores seguem à espera de uma definição sobre o novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), após a morte de Teori Zavascki, na semana passada. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, avalia a possibilidade de autorizar que a equipe de juízes auxiliares de Teori continue trabalhando com as delações durante a próxima semana. Em paralelo, seguem as investigações sobre a queda do avião que levava o ministro a Paraty, mas em sigilo.

IBOVESPA desde 2005 = clique para ampliar

O desafio do Ibovespa será manter-se acima dos 65.300 e evitar um padrão de rompimento falso.

Um retorno para testar esse ponto como suporte seria o desdobramento mais natural no curto prazo.

Bons negócios!

Wagner Caetano 
Diretor Top Traders

Nenhum comentário:

Postar um comentário