terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ressaca após a queda


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam em queda.

Mercado chinês permanece fechado.

Japão -1,69% e Austrália -0,69%.

Europa tem alta generalizada, porém moderada.

Londres +0,50%; Frankfurt +0,23%; Paris +0,39%.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,5% no quarto trimestre na comparação com o anterior, de acordo com dados preliminares divulgados pela Eurostat. Já na comparação anual, o PIB da região teve avanço de 1,8%. Ambos os resultados vieram acima do estimado por analistas, de +0,4% e +1,7%, respectivamente.

Em uma base anualizada, a economia da zona do euro teve crescimento de 2,0% no quarto trimestre, comparado ao avanço de 1,8% no terceiro trimestre.

Para todo o ano de 2016, a economia expandiu 1,7%, valor melhor quando comparado com avanço de 1,6% nos EUA, mas menor em relação ao crescimento de 2,0% em 2015.

A recuperação do quarto trimestre permitiu que a economia da zona do euro crescesse mais rapidamente do que a americana durante 2016 como um todo. Esta é a primeira vez que isso acontece desde o ano de crise de 2008.

Com feriado do Ano-Novo lunar na China, o preço do minério de ferro também não foi atualizado hoje. Na sexta-feira, o preço do insumo com teor de concentração de 62% de ferro, cotado no Porto de Tianjin, fechou estável em US$ 82,4 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index.

Importantes executivos de Wall Street criticaram as novas restrições do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra certos imigrantes, dizendo que a medida prejudicaria a força de trabalho global das companhias e vai contra os seus valores.

Ao criticar a proibição, executivos de bancos, incluindo o Goldman Sachs e o Morgan Stanley, arriscam provocar a ira de um governo que também planeja reduzir impostos e regulamentações que beneficiariam suas empresas.

As restrições atingem imigrantes de sete países predominantemente muçulmanos. A resposta mais dura veio do executivo-chefe do Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, um democrata que apoiou Hillary Clinton na corrida presidencial do ano passado. Em uma mensagem aos funcionários do banco, ele disse que essas políticas causam "perturbações na empresa, e especialmente para alguns de nossos funcionários e seus familiares".

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) deverá disputar a presidência da Câmara na eleição marcada para a manhã da próxima quinta-feira, 2.

Segundo deputados, Bolsonaro deve se lançar candidato para "marcar posição". "Tive essa informação ontem. É o esforço do Centrão para tentar o segundo turno", disse Orlando Silva (PCdoB-SP), aliado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disputará reeleição.

A candidatura de Bolsonaro é bem vista entre os adversários de Maia, porque ajuda a pulverizar os votos e, dessa forma, a levar a disputa ao segundo turno. "Seria muito bom", disse André Figueiredo (PDT-CE), único candidato da oposição até agora.

Clique para ampliar

O gráfico diário do Ibovespa apresenta um candle de força vendedora, confirmando o sinal de topo alertado nos últimos informes.

Um repique não está descartado, mas a venda provavelmente será dominante no curto prazo, ou seja, temos mais espaço para correção.

Bons negócios!

Wagner Caetano, para o Cartezyan
Diretor da TopTraders
contato@toptraders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário