segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Red Monday?



Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas sem direção única.

China +0,46% e Japão -0,13%.

Europa opera em baixa.

Londres -0,46%; Frankfurt -0,59%; Paris -0,61%.

Petróleo WTI recua 0,17%, a US$ 45,98 por barril, na Nymex, enquanto o Brent cai 0,23%, a US$ 48,13 por barril, na ICE.

Dow Jones cai 0,29%; S&P 500 recua 0,29%; Nasdaq perde 0,17%.

Os economistas do mercado financeiro mudaram, para melhor, suas projeções para a inflação neste ano. O Relatório de Mercado Focus, divulgado há pouco, mostra que a mediana para o IPCA - o índice oficial de inflação - este ano foi de 6,80% para 6,72%. Há um mês, estava em 6,88%. Já o índice para o ano que vem permaneceu em 4,93%. Há quatro semanas, apontava 5,00%.

Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top 5, a mediana das projeções para este ano caiu de 6,79% para 6,68%. Para 2017, foi de 4,81% para 4,80%. Quatro semanas atrás, as expectativas eram de, respectivamente, 6,89% e 5,03%.

Já a inflação suavizada para os próximos 12 meses cedeu de 4,94% para 4,89% de uma semana para outra - há um mês, estava em 4,95%.

O tom negativo no exterior e a crise no governo de Michel Temer devem impor cautela nos negócios domésticos nesta segunda-feira e na semana de agenda pesada.

Amanhã tem votação da PEC do teto de gastos no Senado e do pacote anticorrupção no plenário da Câmara e nos dias seguinte tem decisão do Copom, relatório de emprego dos Estados Unidos e também reunião de cúpula da Opep. Aliás, o temor de que não haja acordo para redução de produção no encontro de quarta-feira coloca o petróleo em queda e pressiona as bolsas globais nesta manhã.

O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, confirmou na noite deste domingo, 27, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ter gravado um diálogo com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e outros membros do governo, sem revelar nomes.

O diplomata contou ter gravado algumas conversas telefônicas seguindo a orientação de amigos policiais federais, entre as quais uma conversa "protocolar" e "burocrática" com Temer sobre sua demissão. Calero afirmou ser alvo de uma campanha difamatória e acusou o governo de tentar preservar interesses particulares.

O ex-ministro negou ter pedido um encontro com o presidente para gravar a audiência "de maneira ardilosa" e disse que a "boataria" sobre gravações no Planalto tem como objetivo mudar o foco das atenções. Ele explicou que fez as gravações para se proteger e ter "um mínimo lastro probatório em seu depoimento".

O gráfico diário do Ibovespa apresentou volume muito baixo na semana anterior, em razão do feriado de Ação de Graças nos EUA.

Hoje teremos uma leitura do impacto da crise política nos negócios e da expectativa para um semana com uma série de indicadores importantes, externos e internos.


O benchmark fechou indefinido, entre as médias móveis de 5 e 21 períodos.

Um rompimento de 62.550 seria um sinal de domínio comprador e alta para o curto prazo, enquanto a perda de 60.310 selaria o final do repique e projetaria baixa.

Bom dia e bons negócios!

Wagner Caetano

TopTraders
especial para o Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário