quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mercado interno deverá ter menor liquidez


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam sem direção única.

Praças menores como Coréia, Hong Kong, Taiwan e Austrália tiveram queda.

China +0,15% e Japão +0,66%.

Europa opera da mesma forma.

Londres -0,26%; Frankfurt +0,09%; Paris +0,13%.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,2% no terceiro trimestre ante o segundo e registrou expansão anual de 1,7%, segundo revisão publicada hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis.

Detalhamento do PIB mostra que o consumo das famílias na Alemanha subiu 0,4% entre julho e setembro ante os três meses anteriores, enquanto o consumo do governo avançou 1% e os investimentos em construção aumentaram 0,3%. Por outro lado, os investimentos em fábricas e maquinário diminuíram 0,6% na mesma comparação.

Já as exportações alemãs caíram 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo, mas as importações avançaram 0,2%. 

Petróleo opera estável.

Secretários estaduais e o secretário-executivo do ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, acordaram o desenho do "novo regime fiscal" dos estados em reunião nesta quarta-feira. Um dos principais pontos é a criação de um teto para gastos, nos moldes do que está sendo discutido para a União, mas por prazo menor e excluindo as despesas de investimento.

De acordo com secretários que participaram da reunião, o teto para os gastos valerá por 10 anos, podendo ser revisto após seis anos. A ideia é que seja entregue na próxima segunda-feira um documento com os compromissos para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, assinado por todos os governadores.

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 23, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016, que modifica a forma de eleição dos deputados e pode diminuir a quantidade de partidos políticos dentro do Congresso Nacional.

O projeto de autoria do presidente do PSDB Aécio Neves (MG) em parceria com Ricardo Ferraço (PSDB-ES) é o primeiro passo para a reforma política que é negociada entre os parlamentares. Já está na pauta do Senado também o fim da reeleição para cargos do Executivo.

O projeto estabelece uma cláusula de barreira para as legendas que irão disputar as próximas eleições de 2018, além de pôr fim às coligações proporcionais, mecanismo que permite que deputados sejam "puxados" pelos votos da coligação que entra em vigor em 2022. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto aprovado, os partidos terão que obter, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, em 14 unidades da federação, para terem representatividade no Congresso e acesso ao fundo partidário e ao programa gratuito de rádio e TV. O porcentual de desempenho sobe para 3% a partir de 2022.

A agenda de eventos dos Estados Unidos desta quinta-feira traz como destaque o feriado de Ação de Graças, que fecha os mercados financeiros. Não há destaque entre os indicadores. 

O Ibovespa deverá ter menor liquidez hoje e amanhã, devido ao feriado norte-americano.

Clique para ampliar

O gráfico diário do Ibovespa mostra uma LTB de curto prazo capaz de conectar os topos de novembro.

A região é altamente complexa, pois temos também uma LTA e as médias móveis, todas próximas.

A briga será grande entre ursos e touros.

O rompimento da LTB seria um sinal altista, enquanto um fechamento abaixo de 61K selaria o final do repique, com projeção de queda.

Bons negócios e até amanhã!

Wagner Caetano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário