quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ibovespa tem movimento de repique


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam praticamente sem variação.

China +0,11% e Japão sem oscilação.

Velho mundo segue o mesmo caminho, operando de lado.

Londres +0,33%; Frankfurt -0,40%; Paris +0,11%.

O petróleo WTI avança 0,75%, a US$ 45,91 por barril, na Nymex, enquanto o Brent sobe 1,14%, a US$ 47,15 por barril, na ICE.

Cobre tem alta de 0,32%, na Comex.

Futuros norte-americanos apresentam movimentos marginais.

O presidente da unidade de Filadélfia do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Patrick Harker, disse hoje que não está pronto para afirmar o que a autoridade monetária deveria fazer com as taxas de juros, dado a mudança significativa do ambiente político no país.

Quando se trata de aumentar o custo dos empréstimos no próximo mês, "é muito cedo para avaliar até que haja alguma clareza sobre como o próximo governo deve ser".

Harker reconheceu que uma disparada nos gastos do novo governo pode acelerar o ritmo de elevações de juros pelo Fed. "Se houver um estímulo fiscal significativo poderemos ter de aumentar o ritmo de normalização, mas é impossível saber no momento", disse.

O evento mais aguardado desta semana, o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Janet Yellen, não deve trazer muitas surpresas, de acordo com analistas.

Marcado para iniciar às 13h (de Brasília), seu discurso no Congresso americano, para falar ao Comitê Econômico Conjunto, deverá passar uma mensagem e que provavelmente não deverá falar muito sobre o presidente eleito nos EUA, Donald Trump, avalia Brian Daingerfield, analista da RBS Securities.

Semelhante a outros oradores recentes do Fed e de acordo com a declaração do FOMC de 2 de novembro, a presidente Yellen pode destacar que o argumento para um aumento da taxa de juros "continuou a se fortalecer" e que os riscos para as perspectivas econômicas permanecem "aproximadamente equilibrados".

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral chegou há pouco à sede da Polícia Federal, no Centro da cidade do Rio. Ele deixou o prédio em que mora aos gritos de "bandido" e "ladrão". Policiais usaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes, que se colocaram em frente ao carro da Polícia Federal. Haverá coletiva de imprensa às 10h para detalhar as investigações. 

O gráfico diário do IBOVESPA mostra que o martelo deixado segunda-feira foi acionado, levando o benchmark a um movimento de repique na sessão de ontem.
Clique para ampliar

O espaço para mais altas agora é limitado.

No cenário mais otimista, poderia se estender até a base do pivô de baixa em 61.500, onde também encontraria a média móvel exponencial de 21 períodos como barreira.

A perda de 60.310, caso seja materializada, seria um sinal de força vendedora e o mercado voltaria a ter inclinação de baixista.

Bons negócios e até amanhã!

Wagner Caetano 
Diretor Top Traders
Cenário Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário