segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Judicialização do impeachment


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam com valorização.

China +0,15% e Japão +0,66%.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da China subiu para 52,1 em agosto, de 51,7 em julho, segundo pesquisa divulgada pela Caixin Media em parceria com a Markit Economics. O avanço acima da marca de 50,0 indica que o setor de serviços chinês se expandiu em ritmo um pouco mais forte no mês passado.

Já o PMI composto da China, que engloba serviços e indústria, recuou levemente em agosto, a 51,8, após tocar a máxima em 22 meses de 51,9 em julho, sugerindo crescimento ligeiramente mais contido da atividade econômica no gigante asiático. 

Velho mundo opera sem direção única.

Londres -0,21%; Frankfurt +0,22%; Paris +0,24%.

Os futuros de petróleo apresentam alta nessa manhã.

Às 9h00, o Brent subia 1,26%, a US$ 47,42 por barril (ICE) enquanto o WTI avançava 1,55%, a US$ 45,13 por barril, na Nymex.

Mais cedo, porém, chegaram a mostrar ganhos superiores a 5%.

A defesa da presidente cassada Dilma Rousseff entrará nesta semana com novo mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, pedindo a anulação do impeachment, desta vez sob o argumento de "falta de justa causa" e vícios no processo. Na lista das irregularidades alegadas pela defesa está o fato de senadores terem externado o voto contra Dilma antes do início do julgamento.

Na última quinta-feira, um dia após o Senado decidir pela deposição de Dilma, Cardozo também entrou com mandado de segurança no Supremo, solicitando novo julgamento da petista. O caso foi encaminhado para o ministro Teori Zavascki, que será o relator da ação na Corte. Na peça, Cardozo argumenta, entre outras observações, que a denúncia contra Dilma foi fundamentada em dispositivos legais que colidem com a Constituição de 1988.

Na batalha jurídica, o PMDB, o PSDB, o DEM e outros partidos da base aliada do presidente Michel Temer também protocolaram no Supremo, na sexta-feira, um mandado de segurança questionando a segunda votação do impeachment. Motivo: depois de aprovarem a perda do mandato de Dilma, por 61 votos a 20, os senadores decidiram manter o direito da petista de exercer cargos públicos.

Ibovespa - detalhe - clique para ampliar

Ibovespa - um ano - clique para ampliar

O Ibovespa rompeu a máxima de ano em 59.420 e fechou acima desse patamar.

A manutenção em níveis superiores a esse consolidaria a alta e projetaria 62.300 para as próximas semanas.

Por outro lado, a perda de 59.420 poderia indicar um rompimento falso e topo duplo, levando o mercado a uma correção.

Bons negócios e até amanhã!

Wagner Caetano 
Diretor da Top Traders e do Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário