segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Black Monday


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam com baixa relevante.

China -1,85% e Japão -1,73%.

Europa segue o mesmo caminho.

Londres -1,50%; Frankfurt -1,93%; Paris -1,97%.

Petróleo WTI recua 1,79%, a US$ 45,06 por barril, na Nymex, enquanto o Brent cai 1,65%, a US$ 47,22 por barril, na ICE.

Os investidores estão temerosos de que o Federal Reserve comece a subir os juros em breve. A próxima reunião do BC dos Estados Unidos é na semana que vem e, graças às declarações feitas pelo presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, as apostas de aperto monetário voltaram a ganhar força na sexta-feira.

O dirigente, que vota nas reuniões de política monetária, disse que há uma "justificativa razoável" para a retomada do aperto monetário "de forma a evitar o superaquecimento da economia".

Hoje, as atenções estarão especialmente na diretora do Fed Lael Brainard, que também é votante no Fed este ano. O mau humor externo tende a influenciar os negócios locais, em dia em que o foco estará na sessão na Câmara que decidirá sobre a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Ato convocado pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo reuniu várias pessoas neste domingo, em frente ao vão do Masp, na Avenida Paulista. Manifestantes, partidos e organizações estudantis começaram a se concentrar durante a tarde, pedindo a saída de Michel Temer da Presidência e eleições diretas. A manifestação foi pacífica e contou com um carro de som e batucadas. 

A Coreia do Norte disse no sábado que não vai submeter-se à "chantagem nuclear" dos Estados Unidos. A declaração foi feita após a condenação pelo Ocidente do quinto e maior teste nuclear do país, realizado nesta sexta-feira. Pyongyang está enfrentando uma nova rodada de severas críticas internacionais depois da detonação, que provocou um terremoto de magnitude 5 na região do lançamento, no nordeste do país.

Em uma reunião de emergência realizada na noite de sexta-feira (9), o Conselho de Segurança da ONU condenou o "desafio insolente" de Pyongyang. Até a China, principal aliado da Coreia do Norte, criticou duramente os testes nucleares.

Dow Jones futuro cai 0,54%; S&P 500 recua 0,51%; Nasdaq perde 0,67%.

O Ibovespa apresentou na última sessão um candle de forte baixa, com volume e convicção vendedora.

Clique paa ampliar

Para hoje espera-se mais uma sessão em campo negativo, pelo menos na abertura dos negócios.

Houve penetração de 59.420, 58.575 e da média móvel exponencial de 21 períodos, agora resistências pelo princípio de inversão de polaridade da análise técnica.

Suporte imediato em 57.605, seguido por 57.505 e 57.260.

Se essa região for perdida, projeta 56.735, que não deverá segurar os preços o curto prazo.

Bons negócios!

Wagner Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário