terça-feira, 30 de agosto de 2016

Reta final do impeachment


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam sem direção única.

China +0,15% e Japão -0,07%.

Europa tem sessão de recuperação após a queda da véspera.

Londres +0,10%; Frankfurt +0,90%; Paris +0,87%.

Futuros norte-americanos têm baixa marginal.

Cobre avança 0,17%, na Comex.

Petróleo WTI avança 0,87%, a US$ 47,39 por barril, na Nymex, enquanto o Brent sobe 0,71%, a US$ 49,80 por barril, na ICE.

O vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, afirmou nesta terça-feira que o ritmo da elevação dos juros pelo banco central americano dependerá inteiramente do desempenho da economia. "Nós escolhemos o ritmo baseado nos dados que vão saindo", disse Fischer ao comentar a política para os juros, durante entrevista à emissora de televisão da Bloomberg. Segundo ele, os dirigentes não sabem no momento de começar o aperto monetário se haverá uma ou várias elevações dos juros. "Isso depende inteiramente do que ocorre na economia."

A sessão de julgamento do processo de impeachment será retomada nesta terça-feira, com a fase de debates entre a acusação e a defesa. Ontem, 29, depois da participação da presidente da República afastada, Dilma Rousseff, foi concluída a fase de instrução do processo. No discurso inicial, Dilma destacou sua biografia, defendeu o mandato, negou ter cometido crime de responsabilidade e voltou a qualificar o impeachment em votação como "golpe". Ela também respondeu a questionamentos de 48 parlamentares, num interrogatório que durou cerca de 14 horas.

Hoje, a acusação e a defesa podem usar a palavra por uma hora e meia cada. Nesse período, já entram eventuais apartes. Se houver mais de um inscrito para defesa ou acusação, o tempo será dividido entre eles, sem ultrapassar o período previsto. Poderá ainda haver réplica e tréplica de uma hora para cada parte.

Depois do debate, serão chamados os senadores inscritos, um a um, para discursar sobre o objeto da acusação, por até 10 minutos.

Se todos os 81 senadores se manifestarem pelo tempo máximo, que é de 10 minutos, a previsão é de que, só esta fase, dure 13 horas e meia.

Depois dos discursos, o presidente do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, apresentará um relatório dos fundamentos da acusação e da defesa.

Juntas, a etapa de debates e a etapa dos pronunciamentos dos senadores devem durar pelo menos 18 horas. Só depois disso, começa a votação, o que deve ocorrer só na manhã desta quarta-feira. A votação será aberta, nominal, e pelo registro eletrônico. Se houver no mínimo 54 votos favoráveis ao impeachment, a presidente Dilma Rousseff será afastada de forma definitiva, e o vice-presidente Michel Temer assume efetivamente o comando do País. 


O gráfico diário do Ibovespa teve uma movimentação altista, chegando perto da linha inferiro da cunha, acionada semana passada.

A região de 58.575 é decisiva, sendo que uma consolidação acima dela mostra força e indica alta, se ocorrer.

Caso tenhamos pressão vendedora, poderá levar os preços rumo a 57.605.

O gráfico a seguir de 60 minutos, mostra um possível padrão de alargamento.



Bons negócios!

Wagner Caetano, para TopTraders e Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário