terça-feira, 23 de agosto de 2016

Ibovespa sinaliza topo


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam em direçãoes opostas.

China +0,16% e Japão -0,61%.

Os destaques de baixa em Tóquio hoje incluíram a petrolífera Inpex (-2,2%) e a siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal (-3,4%).

Ações sensíveis a ciclos econômicos também tiveram fraco desempenho. Foi o caso da Hitachi (-3,6%) e do fabricante de equipamentos de automação industrial SMC (-2,8%).

Muitos investidores do mercado japonês têm preferido ficar às margens dos negócios esta semana, na expectativa para um discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, durante simpósio anual do Fed em Jackson Hole (Wyoming). A fala de Yellen está prevista para sexta-feira (26). 

Velho mundo tem sessão de alta.

Londres +0,47%; Frankfurt +0,77%; Paris +0,54%.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, subiu levemente em agosto, a 53,3, de 53,2 em julho, mas atingiu o maior nível em sete meses, segundo dados preliminares publicados hoje pela Markit Economics.

Apenas o PMI de serviços da zona do euro aumentou para 53,1 em agosto, de 52,9 em julho, tocando o maior patamar em três meses. Também neste caso, os analistas esperavam diminuição do indicador, a 52,7.

O PMI industrial do bloco, por outro lado, caiu para 51,8 na prévia de agosto, de 52,0 em julho. A projeção do mercado era de queda um pouco menor, a 51,9. 

Levantamento realizado pelo Grupo Estado mostra que os votos a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado estão em 43; os votos contra, em 18; não quiseram responder, 16; e 4 senadores estão indecisos.

Na sessão de votação da pronúncia, realizada na quarta-feira, 10, os votos a favor foram 59 e os votos contra, 21. Somente o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), não votou. O voto dos senadores na sessão de pronúncia pode não ser igual ao voto do julgamento final.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou o início do julgamento do impeachment para o dia 25. Para a cassação do mandato de Dilma e seu afastamento definitivo, são necessários 54 votos, do total de 81 senadores.

O gráfico diário do Ibovespa sinalizou topo na sessão de ontem.

Clique para ampliar

Cumpriu o protocolo, penetrando 58.575 e atingindo posteriormente a região de duplo suporte formada ela média móvel exponencial de 21 períodos e pelo topo em 57.605.

Se mostrar força poderá ter materializado o movimento de correção e voltará a subir.

Caso perca a região citada, especialmente em fechamento, teremos mais queda pela frente.

Próximos suportes 56.735 e 55.695.

Bons negócios!

Wagner Caetano
para a
TopTraders
e o
Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário