sexta-feira, 1 de julho de 2016

Fôlego pós-Brexit


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada.

China +0,10% e Japão +0,68%.

O preço do minério de ferro caiu 0,4% hoje no mercado à vista chinês, para US$ 54 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index. No acumulado da semana, o insumo subiu 5,05%. Esse valor segue a referência do insumo com teor de concentração de 62% negociado no porto de Tianjin, na China. 

O índice dos gerentes de compras (PMI na sigla em inglês) do setor industrial da China recuou em junho, encerrando três meses seguidos de expansão, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

O índice caiu para 50,0 - o limiar que separa expansão e contração das atividades fabris - de 50,1 no mês anterior, sugerindo que a segunda maior economia do planeta continua a lutar para ganhar fôlego.

Um subíndice que mede novas encomendas caiu para 50,5 de 50,7 em maio, mas o subíndice de produção avançou para 52,5 de 52,3, segundo o departamento de estatísticas. 

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China subiu para 53,7 em junho de 53,1 em maio, de acordo com informações do Escritório Nacional de Estatísticas, divulgadas nesta sexta-feira (horário local). Uma leitura acima de 50 indica uma expansão das atividades do setor.

O subíndice de serviços subiu para 52,2, de 52,0 em maio, e o subíndice de construção avançou para 62,0, de 59,4, ainda segundo o governo.

No mesmo mês, o subíndice de novas encomendas para todo o setor também aumentou, para 50,8 de 49,2.

O PMI de serviços inclui varejo, aviação e serviços de software, bem como os setores imobiliário e de construção. 

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China medido pelo Caixin Media caiu para 48,6 em junho de 49,2 em maio, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira.

A queda do índice aponta para uma desaceleração ainda maior na atividade manufatureira chinesa e marca o décimo sexto mês seguido de terreno negativo. 

Os subíndices que medem produção e novas encomendas recuaram em um ritmo mais acelerado em junho, de acordo com a Caixin.

Foi o terceiro mês seguido de declínio do índice, marcando a deterioração mais íngreme das condições do setor industrial desde fevereiro, de acordo com Zhengsheng Zhong, economista do CEBM Group. 

Velho mundo segue com os touros no comando.

Londres +0,75%; Frankfurt 0,85%; Paris 0,84%.

O gráfico diário do Ibovespa mostra dois pontos decisivos e que deverão ser testados no pregão de hoje: 51.675 e 51.810.


Trata-se de uma dupla resistência.

Uma consolidação e fechamento acima desse patamar seria um importante sinal de força compradora, abrindo o semestre de forma positiva.

Por outro lado, a formação de um candle de reversão poderia indicar correção no curtíssimo prazo.

Bons negócios!

Wagner Caetano
Cartezyan e TopTraders


Nenhum comentário:

Postar um comentário