quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ibovespa próximo de ponto decisivo


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam em alta, com exceção das principais que fecharam praticamente estáveis: China -0,07% e Japão +0,06%.

Europa segue um caminho parecido, com leve viés de alta.

Londres +0,08%; Frankfurt +0,04%; Paris +0,53%.

A taxa de desemprego ajustada na Alemanha ficou em 6,1% em junho, inalterada ante o mês passado e permanecendo no menor nível de série histórica iniciada em janeiro de 1992, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Dow Jones futuro sobe 0,12%; S&P 500 avança 0,10%; Nasdaq ganha 0,10%.

Os maiores bancos norte-americanos receberam permissão dos reguladores do país para retornar lucros aos seus investidores, mas o Deutsche Bank e o Banco Santander nos Estados Unidos foram impedidos mais uma vez, por terem sido reprovados no teste de estresse do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).

Grandes bancos como o Bank of America e o Citigroup, que se complicaram em testes anteriores, passaram neste ano, com um veredicto muito positivo do Fed sobre o setor bancário dos EUA. 

A perspectiva de maiores dividendos e recompras de ações é uma boa notícia para os que investem em bancos, que viram os papéis de companhias financeiras serem golpeados pelo Brexit.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem que o governo está comprometido com o crescimento econômico e a aprovação de medidas econômicas no Congresso Nacional. "Queremos uma macroeconomia que dê condições para as pessoas trabalhadores e uma macroeconomica que que dê condições para que as empresas possam crescer, para que a economia e os empregos voltem a crescer", disse o ministro.

Meirelles afirmou ainda que "o sucesso das primeiras medidas já está sendo obtido". "A direção é clara, é na comunicação que procuramos ser o mais claro possível, em todas as direções", disse o ministro. Segundo ele, "algumas coisas já estão passando no Congresso". "É uma indicação de que o processo está em andamento", declarou Meirelles, dizendo em seguida que a economia entrou em outra trajetória. "É importante que medidas sejam aprovadas".

Ele lembrou a restruturação da dívida dos Estados terá como contrapartida a limitação do gasto dos governos estaduais, como um sinal de que o governo está comprometido com o controle do gasto público. Disse também que não está preocupado com quem serão os sucessores no cargo de ministro da Fazenda. "Tenho certeza de que todos estarão engajados em um processo virtuoso", afirmou. 

Cobre opera estável.

O petróleo Brent tem baixa de 1,07%, a US$ 50,07 por barril, na ICE, enquanto o WTI recua 1,40%, a US$ 49,18 por barril, na Nymex.

O Ibovespa está em um ponto importante e decisivo.

Ainda temos a possibilidade um um ombro-cabeça-ombro de grandes proporções, cujas partes estão circuladas na imagem.


Porém, não podemos deixar de notar que as quedas de junho respeitaram a primeira retração de Fibonacci entre a mínima e máxima de 2016, além da LTA destacada em azul não ter sido efetivamente violada, sem contar o cruzamento de médias materializado ontem e o rompimento da LTB em vermelho

Bons negócios e até amanhã!

Wagner Caetano 
Diretor da Top Traders e do Cartezyan

Um comentário: