
O Cenário Cartezyan, publicado pelo Terminal Cartezyan é um comentário diário, com pelo menos uma Análise Técnica dos fatos ou ativos importantes para o pregão do dia. A análise tem o objetivo de antecipar possíveis perguntas, dúvidas e incertezas do pregão do dia, ou antecipar alguma oportunidade, ou ainda indicar algum cuidado a tomar. Cartezyan ( www.cartezyan.com.br ) é um produto MZ Tecnologia.
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Brexit?
Bom dia investidor!
Bolsas asiáticas fecharam sem direação única.
China -0,47% e Japão +1,07%.
Velho mundo tem forte alta.
Londres +1,51%; Frankfurt +2,36%; Paris +2,15%.
No dia do plebiscito, duas novas pesquisas de intenção de voto conhecidas mais cedo sinalizam vantagem do grupo favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia.
A pesquisa ComRes realizada para o jornal Daily Mail e a emissora ITV mostra vitória do grupo pró-Europa com 54% dos votos válidos, contra 46% de apoio para o Brexit.
No levantamento feito pelo instituto YouGov para o jornal The Times, os números sinalizam cenário mais apertado, com 51% dos votos válidos para a permanência no bloco europeu e 49% para a saída da UE.
O cobre tem alta de 0,49% na Comex.
O petróleo WTI avança 1,10%, a US$ 49,67 por barril, na Nymex, enquanto o Brent sobe 1,24%, a US$ 50,50 por barril, na ICE.
Dow Jones futuro sobe 1,02%; S&P 500 avança 1,08%; Nasdaq ganha 1,22%.
Com o recesso parlamentar se aproximando e o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff caminhando no Senado, o presidente em exercício, Michel Temer, já desenha uma nova agenda de pautas positivas para deixar marcas de sua interinidade e começar um eventual governo com apoio do mercado financeiro e de parte da população.
Um exemplo de que Temer está empenhado em emplacar de vez a agenda positiva para contrapor eventuais notícias negativas que venham do âmbito da Operação Lava Jato é que hoje ele inaugurou um "comitê econômico", no qual pediu que em 15 dias todas as pastas apresentem projetos para o governo encampar. Temer tem apostado na economia e usado a equipe de Henrique Meirelles (Fazenda) como fiadora de seu mandato provisório.
Uma das frentes que o governo Temer deve investir é a questão de vendas de terras para estrangeiros. A medida é vista como uma forma de atrair capital para o País. Segundo interlocutores de Temer, a questão já está sendo trabalhada e depende apenas de uma revisão de um parecer da Advocacia-Geral da União, que proibia a venda, para que ela seja colocada em prática. "Tem que entrar dinheiro no País", disse uma fonte, afirmando que as medidas de Temer sinalizam "uma boa vontade do governo com o mercado e com os investidores".
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já tinha defendido a medida e afirmou em entrevista à Coluna do Estadão que "a terra comprada pelos estrangeiros será sempre brasileira". "Ninguém vai poder levar. O governo pretende mandar mensagem para regulamentar isso também", adiantou.
Apesar do adiamento para a semana que vem da leitura e votação do relatório da Comissão Especial da Câmara que analisa projeto de lei sobre exploração do pré-sal, o governo também acredita que a iniciativa tem consenso entre os parlamentares e pode ser uma importante bandeira de sua gestão.
O projeto, de autoria do atual ministro de Relações Exteriores, José Serra, já foi aprovado em fevereiro pelo Senado. O texto acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras ser operadora única do pré-sal e desobriga a estatal de ter participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração de blocos licitados. Apesar de ter resistência dos trabalhadores e sindicatos do setor, a avaliação do governo é que o projeto pode atrair investimento internacional e ajudar na retomada da economia.
Outra medida para reforçar o caixa da União e agradar o mercado deve ser a publicação do projeto para a securitização da dívida ativa. A proposta, também de autoria de Serra, foi aprovada no ano passado no Senado e falta apenas ser promulgada. Segundo Serra, a matéria facilita a vida de Estados e municípios, que precisam de recursos em um momento de crise econômica.
O gráfico diário do Ibovespa mostra um teste da região decisiva formada pela LTB destacada em vermelho e pela resistência 50.895.
Houve recuo na primeira batida, porém o fechamento preservou as médias móveis, que estão justapostas, como suporte.
Como o humor do mercado está positivo nessa quinta-feira no exterior, com bolsas e commodities em alta, o benchmark tem tudo para seguir em alta e testar o ponto citado novamente.
Bons negócios!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário