
O Cenário Cartezyan, publicado pelo Terminal Cartezyan é um comentário diário, com pelo menos uma Análise Técnica dos fatos ou ativos importantes para o pregão do dia. A análise tem o objetivo de antecipar possíveis perguntas, dúvidas e incertezas do pregão do dia, ou antecipar alguma oportunidade, ou ainda indicar algum cuidado a tomar. Cartezyan ( www.cartezyan.com.br ) é um produto MZ Tecnologia.
quinta-feira, 28 de abril de 2016
Ressaca
Ressaca
Bolsas asiáticas fecharam em baixa.
China -0,27% e Japão -3,61%.
Europa opera com desvalorização.
Londres -1,07%; Frankfurt -1,30%; Paris -1,50%.
Petróleo Brent recua 0,25% na ICE e o WTI cai 0,42% na Nymex.
O preço do minério de ferro subiu 4% no mercado à vista chinês indo a US$ 62,9 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index. Esse valor segue a referência do insumo com teor de concentração de 62% negociado no porto de Tianjin, na China.
O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve inalterada a sua política monetária nesta quinta-feira, deixando de lado os pedidos do mercado por mais estímulos.
O banco central japonês manteve sua meta de compra de ativos em 80 trilhões de ienes (US$ 718 bilhões) por ano, uma medida destinada a colocar mais dinheiro em circulação para estimular o crescimento e a inflação.
A decisão foi apoiada por 8 dos 9 dirigentes da instituição.
O BoJ também deixou inalterada a taxa de depósito em -0,1%, cobrada em alguns depósitos detidos pelos bancos comerciais, decisão que teve 7 votos a 2.
As taxas abaixo de zero entraram em vigor em fevereiro como parte de esforços acrescidos por Tóquio para estimular a atividade econômica por meio da redução dos custos de empréstimos.
Os dissidentes votaram para que a instituição retornasse à taxa ao anterior de +0,1%.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram suspender por 60 dias o julgamento sobre a mudança no pagamento dos juros das dívidas entre Estados e União.
A sugestão foi feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, que defendeu que essa é uma questão política e não jurídica e que os entes federativos deveriam sentar e negociar uma saída conjunta.
"Nós estamos dando um refresco de 60 dias e dizendo 'sentem na mesa de negociação'.
Os Estados já sabem que nós não seremos favoráveis a essa tese dos juros simples. E a União também sabe que adotou uma regra que era favorável a ela", disse o ministro.
Relator dos mandados de segurança sobre o caso, o ministro Luiz Edson Fachin votou contra a mudança das regras de pagamento.
No início do mês, ele havia dado liminares favoráveis aos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais para que eles pudessem pagar as dívidas que têm com a União usando juros simples e não composto.
"Reconheço que são graves os problemas financeiros por que passam os Estados. De outro lado, são nítidas as limitações de caixa da União", afirmou em seu voto.
O gráfico diário do Ibovespa está colado na linha de retorno que gerou três correções no mês de março e a queda recente, entre o final da semana passada e segunda-feira.
Se sentir novamente e fechar em desvalorização, teremos sinal de topo no diário e mais uma perna de baixa, com suportes em 54.350, 54.055 e 53.415.
Bons negócios e até amanhã!
Wagner Caetano
Diretor da TopTraders e do Cartezyan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário