sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Green Friday


Bom dia investidor!

Bolsas asiáticas fecharam em forte alta. China +1,25% e Japão impressionantes +5,88%.

No velho continente o botão de compra travou, após bolsas importantes como o índice DAX terem tocado importantes suportes no pregão de quarta-feira.

Ontem tivemos fortes altas e hoje a compra acelerou.

Londres +2,27%; Frankfurt +1,96%; Paris +3,09%.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi reiterou nesta sexta-feira que a instituição que comanda tem uma série de ferramentas para impulsionar o crescimento e a inflação.

"Nós temos uma série de instrumentos e especialmente nós temos a determinação, a prontidão e a capacidade para agir e para utilizar esses instrumentos", afirmou Draghi, durante discurso em Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial.

A declaração de Draghi foi similar ao discurso dele da quinta-feira, quando o presidente do BCE concedeu entrevista coletiva após a instituição decidir manter sua política monetária.

Draghi ressaltou ontem que o banco central revisará sua política na reunião de março e pode lançar mão de mais relaxamento monetário.

Hoje, Draghi voltou a deixar claro sua preocupação com a inflação fraca, que segundo ele é resultado de uma forte queda nos preços do petróleo e das turbulências nos mercados emergentes.

"Do lado do crescimento e da produção, não vejo qualquer motivo para pensar que as perspectivas mudaram", disse ele.

"Mas em relação à inflação as coisas são diferentes. Certamente o quadro nos dá menos razão para ser otimistas por ora."

Petróleo avança 6,26% na ICE e sobe 5,11% na NYMEX.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,92% em janeiro, após subir 1,18% em dezembro de 2015, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Trata-se do maior resultado para o mês desde 2003 (1,98%).

Com o resultado, o índice acumula alta de 10,74% em 12 meses até janeiro de 2016. 

clique para ampliar

No Ibovespa, temos um martelo desenhado anteontem, cuja máxima é 38.056.

Um fechamento acima desse ponto nessa sexta-feira seria um importante sinal de fundo, abrindo caminho para um repique ou mesmo uma reversão do mercado doméstico.

O desafio é a compra conseguir segurar a enxurrada de vendas via robôs após a abertura do Dow Jones.

Bons negócios!

Wagner Caetano
Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário