sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mercados operam sem direção definida


Bom dia investidor!

Ásia fechou em alta generalizada, com algumas bolsas como Tóquio na máxima da sessão (+0,30%). A exceção foi na China, com baixa de 1,13%.

O preço do minério de ferro caiu 3,1% em relação a ontem no mercado à vista chinês para US$ 52,9 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index. No acumulado da semana, entretanto, o valor subiu 4,3%. O valor segue a referência do insumo com teor de concentração de 62%, negociado no porto de Tianjin, na China.

Europa e futuros norte-americanos operam sem direção única. Cobre e petróleo em baixa.

As vendas no varejo da Alemanha caíram 2,3% em junho ante maio, considerando-se ajustes sazonais, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam estabilidade do indicador.
Na comparação anual, por outro lado, as vendas do varejo alemão subiram 5,1% em junho.
A taxa de desemprego da zona do euro ficou inalterada em junho ante maio, em 11,1%, segundo a Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, vindo em linha com a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires.
Apesar da estabilidade da taxa, o número de desempregados no bloco formado por 19 países teve aumento de 31 mil em junho.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta sexta-feira que nunca teve a intenção de tirar seu país da zona do euro, mas que realmente pediu ao seu então ministro das Finanças para preparar um plano de contingência, no caso de que o país se visse forçado a dar esse passo. 

Na agenda do dia, teremos o índice de sentimento do consumidor às 11h nos EUA.


O gráfico diário do Ibovespa mostra que o benchmark tocou a retração de 61,8% de Fibonacci e recuou, porém respeitando o suporte em 49.910, onde também está a média móvel exponencial de 5 períodos, reforçando a região.

É importante que esse patamar seja respeitado para manter o viés altista de curtíssimo prazo.

O rompimento da máxima de ontem (50.644) projeta algo entre 51.020 e 51.130.

Bons negócios!

Wagner Caetano
Cartezyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário